sábado, 25 de outubro de 2008

O DEVEMOS FAZER PARA MINIMIZAR A POLUIÇÃO NO MUNDO



O planeta terra ocupa bilhões de seres humanos espalhados por todos os seus continentes. Seres humanos que precisam de oxigênio, água potável e alimentação, alem destes requisitos o homem precisa de moradia, vestuário e outros utensílios que são necessários para a manutenção de suas vidas. Sendo que estas pessoas buscam alternativas para suas necessidades através de recursos providos e disponibilizados da natureza.(RONDÔNIA,2007)

Mas este quadro não fica só nisso ele se amplia, e muito, a tecnologia, por exemplo, depende de recursos dom planeta terra. Para fabricar um simples parafuso precisa ser retirados minerais da terra, agora imagine as grandes fabricas que produzem por dia milhões de automóveis, navios, moveis vestuários, e etc. O tanto de matéria prima precisa ser retirada do meio ambiente, sem falar do consumo de energia elétrica utilizado para a fabricação destes objetos, uma vez não utilizado estes recursos causam uma grande poluição no meio ambiente. Alem do processo industriais o desmatamento, a extração mineral, o lixo jogado em lugares inadequados, são uma das ações do homem que também gera a poluição. (RONDÔNIA, 2007)

O resultado disso tudo é uma devastação nunca vista em todo o planeta. Este quadro é tão preocupante que tem mobilizado milhões de pessoas para esta questão. A natureza já vem dando alguns sinais de exaustão, observam-se hoje as rápidas mudanças que o planeta vem sofrendo, como: derretimento da camada de gelo, chuvas com grades ventos que destroem tudo pela frente, sendo que estas chuvas fortes são causadas pelo aquecimento da temperatura, e outros sinais tão visíveis em nosso dia-a-dia. Pouco se sobrou da exuberância que se via a algum séculos atrás, mas o que sobrou precisa ser preservado e isso deve começar agora, pois se não fizermos isso,colocaremos em risco a vida do planeta.(RONDONIA,2007)

Contudo, o ambiente é também uma unidade que precisa ser compreendida inteira, e é através de um conhecimento interdisciplinar que poderemos assimilar plenamente o equilíbrio dinâmico do ambiente. Por estas razões que Educação Ambiental é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, criar uma forma uma maneira de intervenção, através do qual o tema ambiental esteja presente em todas as disciplinas é um grande desafio, e este é o papel da escola e principalmente do professor, questionar como esta sendo a relação do homem com a natureza, o que precisa ser feito; são estas questões que devem ser trabalhadas para que estas crianças venham agir de modo responsável, e tenha consciência da importância de se preservar o ambiente.(PCN)

“- a educação ambiental é como um campo de conhecimento em construção e que se desenvolve na pratica cotidiana dos que realizam o processo educativo”(GUIMAROES, Mauro, 1995)

Evidentemente a educação sozinha não é suficiente para mudar os rumos do planeta, todos devem ter a consciência e a preocupação em preservar, cada um deve assumir seu papel de cidadão e fazer sua parte, pois haverá sucesso nesta missão. (PCN, 2000)