domingo, 9 de novembro de 2008

domingo, 2 de novembro de 2008

entrevista com a professora Maria Eucelis Pereira dos Santos - Professora da FAP - Faculdade de Pimenta Bueno




Marlei – Na disciplina Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil, podemos aprender sobre a importância do brincar com as crianças, bem como, a não esperar para brincar somente quando a instituição pode oferecer brinquedos industrializados. Aprendemos também a produzir brinquedos com materiais reaproveitaveis e a possibilidade de produzi-los com as próprias crianças.

Diante disto, a senhora considera que os professores estão trocando os brinquedos industrializados pelos feitos com materiais reaproveitaveis?

Eucelis – Não se trata de trocar o brinquedo industrializado pelo brinquedo feito com material reaproveitavel, considero que os professores começam a buscar alternativas para favoreceras crianças o brincar mesmo quando não se pode comprar um brinquedo.

Estudos científicos comprovam a importância do brincar na vida infantil e a força que as brincadeiras têm para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetiva para formação do individuo. O que a disciplina se propôs foi favorecer uma formação acadêmica dos futuros professores de forma a desenvolver competências pelas quais estes tivessem sustentação para saber do que brincar, como brincar, com que brinquedo e como produzi-lo com os alunos, utilizando-se materiais considerados “lixo” e contribuindo para a conscientização do próprio acadêmico e dos alunos atendidos para a árdua luta da preservação ambiental.

Marlei – Em sua opinião o que precisa ser feito nas escolas para que as crianças cresçam com a consciência de reciclagem, reaproveitamento e preservação ambiental?

Eucelis – tudo depende de um processo educativo. Considero que se oferecemos um processo de ensino, onde a “questão ambiental” não seja olhada apenas como uma disciplina ou um tema transversal, mas que possa se tornar um eixo central da formação humana é que poderemos formar cidadãos conscientes e responsáveis pelos seus atos para os cuidados com o meio onde vive.

Faze-los entender pelo ato dialógico e reflexivo que nem tudo é lixo no lixo e que diante da problemática da poluição ambiental por meio do reaproveitamento, o lixo deixará de ser sinônimo de algo que não se quer mais. Hoje, reciclagem e reaproveitamento significam oportunidades de trabalho e renda, inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Entrevista com o Diretor da Divisão do Meio Ambiente e Turismo de Pimenta Bueno Felinton Ribeiro de Souza

Marlei - As escola tem um papel muito importante na conscientização dos alunos em relação a Educação Ambiental. Como as escolas de Pimenta Bueno vêm Trabalhando esta questão?

Felinton - No município de Pimenta Bueno todas as escolas publicas e privadas nos últimos anos vem trabalhando esta questão em todas as suas disciplinas, apesar de não ter na grade curricular, as escolas trabalham como tema transversal.

Marlei - As escolas de Pimenta Bueno juntamente com os alunos já desenvolveram projetos que visam a preservação ambiental?

Felinton - Sim, inclusive as escolas estão participando das conferencias sobre o Meio Ambiente e tem desenvolvidos vários trabalhos ao longo do ano relacionado a esta questão, uns dos projetos são: Recuperação das Matas Ciliares e Nascentes, projeto ASSI, projeto Jardinagem e Arborização das escolas.

Marlei - O que as empresas privadas estão fazendo para melhorar a poluição.

Felinton - De modo Geral todas as empresas estão colaborando para a melhoria da qualidade do Meio Ambiente, o setor de cerâmicas por exemplo, onde é retirado a matéria prima para a fabricação de telha e tijolos, estão transformando estes lugares em tanque para a criação de peixes, para assim minimizar a poluição.

Marlei - Quais são os projetos desenvolvidos pelos órgãos publicas de Pimenta Bueno que visa preservar o Meio Ambiente?

Felinton - Na área da Educação Ambiental tanto os órgãos municipais, estaduais e federais e principalmente a SEMAGRE (Secretaria de Meio Ambiente e Cultura) estão desenvolvendo atividades continuadas para esta questão, uma dela é a criação e instalação de viveiros para a produção de mudas no sentido de recuperar nascentes e matas ciliares, e termos tido resposta satisfatória em relação a este projeto.

Marlei - Todos os anos faz-se a limpeza dos rios em Pimenta Bueno. Tem diminuído nos últimos anos?

Felinton - Com a ação da educação, dos meios de comunicação, a comunidade de modo geral tem conscientizado e respondido positivamente este problema, pois nos últimos anos tem diminuído muito o lixo nos rios.

Marlei - Faça um breve relato de como está sendo feito a conscientização sobre a preservação ambiental em Pimenta Bueno.

Felinton - Nos da Educação Ambiental e gestores de todos os níveis estamos empenhados em desenvolver atividades que visam melhorar o Meio Ambiente uma delas e realização de cursos de formação de agentes ambientais e educadores ambientais para atuar nas mais diferentes áreas do Meio Ambiente.

A conscientização em nosso município já esta ao nível de nos permitir fazer agora a revitalização e recuperação da flora, fauna dos principais rios de Pimenta Bueno, Melgaço, Apedia ou Pimenta Bueno e rio Machado sendo que o rio Machado tem a maior bacia hidrográfica do estado de Rondônia com mais de 80 mil km/2.